Mochila azul

O CAEB cresceu e deu origem ao CAEB Longitudinal! Esse é o apelido do projeto “Impacto da regulamentação do ambiente alimentar escolar - avaliação em três cidades brasileiras”.

Neste braço do estudo, estamos acompanhando escolas particulares de Niterói, Porto Alegre e Recife ao longo do tempo para avaliar se medidas de regulamentação do ambiente alimentar escolar afetam a disponibilidade, preço e publicidade de alimentos nas escolas.

A implementação de medidas regulatórias no ambiente alimentar escolar têm grande potencial para prevenir a obesidade e má nutrição entre crianças e adolescentes. Entretanto, a avaliação longitudinal do impacto desse tipo de medida no contexto brasileiro é inexistente.

Além disso, temos duas novidades no Caeb Longitudinal:

  • 1) Também estamos avaliando a percepção de uma amostra de alunos dessas cidades sobre o ambiente alimentar escolar, seu consumo alimentar e atividade física;
  • 2) E recrutamos 100 pais ou responsáveis de alunos para testar um aplicativo de avaliação do consumo alimentar de crianças em idade escolar. A opinião desses pais ajudará a aperfeiçoar essa tecnologia, que poderá ser replicada em diversas pesquisas no Brasil e em outros países.