PESQUISA

   O projeto Caeb, em parceria com o instituto Vox Populi, está realizando uma pesquisa para avaliar o ambiente alimentar das escolas particulares do ensino fundamental e médio de grandes cidades brasileiras. Para tanto, serão entrevistados proprietários/gestores das cantinas escolares e do comércio ambulante de alimentos no entorno dessas escolas.

   Vinte e seis capitais brasileiras e o Distrito Federal fazem parte do projeto: (Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES). A pesquisa será feita entre os meses de maio de 2022 a junho de 2024.

  • As escolas foram selecionadas por sorteio e sua participação na pesquisa acontece mediante a livre concordância do proprietário ou gestor responsável pela cantina e dos comerciantes ambulantes. Serão coletadas informações sobre preço, disponibilidade e qualidade dos alimentos e bebidas comercializados.
  • Os resultados do estudo serão analisados de forma coletiva, mas os dados individuais de cada cantina, escola participante ou comerciante ambulante serão tratados de forma sigilosa e não serão divulgados.

   Após dois meses de finalizada toda a coleta de dados, os estabelecimentos participantes receberão gratuitamente um diagnóstico sobre a situação da sua atividade de comércio de alimentos e bebidas nas escolas. Essas informações também serão tratadas de modo confidencial e serão compartilhadas apenas com o gestor responsável pelo comércio, que foi a pessoa que respondeu à pesquisa.

   O diagnóstico inclui um esquema de fácil visualização que mostra o percentual de alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados oferecidos pelos estabelecimentos. A devolutiva indica os pontos críticos desse comércio e fornece dicas de como melhorar o negócio, tornando-o mais alinhado às últimas recomendações para uma alimentação adequada e saudável. Por fim, o participante da pesquisa receberá um guia prático do modelo de negócios da cantina saudável em formato de e-book.

   A realização do Caeb obedeceu aos preceitos éticos das Resoluções Nº 4662012 e 5102016, do Conselho Nacional de Saúde, obtendo a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e Seres Humanos das universidades públicas parceiras nas localidades de execução do estudo. Clique aqui para consultar a identificação e aprovação pelos respectivos comitês de ética.