As crianças e os adolescentes passam no mínimo um terço do dia na escola e fazem de uma a duas refeições nesse ambiente, tornando-o estratégico na formação de hábitos alimentares. Por isso, estudar esse ambiente e buscar compreendê-lo é fundamental para identificar os fatores que influenciam no consumo alimentar de crianças e adolescentes, o que resulta em uma relação direta com seu desenvolvimento e bem-estar no tempo presente e no futuro.
O projeto Caeb pretende reunir informações sobre a comercialização de alimentos e bebidas em cantinas e lanchonetes de escolas privadas e também do entorno dessas unidades de ensino. Para tanto, o instituto Vox Populi está fazendo uma pesquisa com os proprietários/gestores desses estabelecimentos e com os comerciantes ambulantes que trabalham nos portões ou arredores da escola.
O estudo é coordenado por um grupo de pesquisadores vinculados a seis universidades públicas brasileiras e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta com o apoio da ACT Promoção da Saúde, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Ibirapitanga e do Instituto Desiderata.
Os dados obtidos serão analisados com a finalidade de embasar a criação de propostas que contribuam para escolhas alimentares mais saudáveis pelos alunos. Será garantido o sigilo do nome dos respondentes bem como dos estabelecimentos participantes em todo o processo da pesquisa.